sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Focou?


Até outro dia “com foco e sem foco” eram expressões relacionadas às imagens. Não mais, hoje. É uma paranoia só. Cursos, seminários, exercícios, tratamentos, técnicas tradicionais e “alternativas” para tornarem as pessoas e/ou empresas e suas administrações mais focadas, centradas, motivadas com objetivo de... produtividade.
A patrulha comportamental e ideológica anda solta... E focar é verbo/palavra que virou moda. Tem sempre alguém de esguelha, vigiando e analisando. Focado em você. Fulano tem foco, sicrano não! Por vezes essas qualidades podem ser boas ou ruins. Muito foco pode virar obsessão. Foco exagerado combina com atavismo. Pra que tanto foco? Pessoas focadas costumam alcançar mais facilmente seus objetivos (se tiverem). As desfocadas, por outro lado, dizem... não, não há certeza de nada.
Gostamos de pensar em meandros. De imaginar os pensamentos se esparramando, espalhando-se lentamente, feito as águas do Pantanal. Deus nos livre de ficarmos presos à rigidez das margens. Queremos mais é desbarrancá-las. E somos lá gente de ficar matutando num troço só?
Mas nunca falta alguém pra defender que a superficialidade é um efeito da falta de foco. E a entrega de corpo e alma traz profundidade, densidade. E não faltará outro alguém para dizer que a inflexibilidade é um efeito da focagem. O que predomina nas performances profissionais modernas é a lei do esforço máximo, o foco centradíssimo. Para se dar bem profissionalmente.
Eu e nós aqui em casa, muito menos pra essa focação superlativa, e muito mais pelo ócio criativo que Domenico de Masi lançava há 15 ou 20 anos. Que gostoso... que maneiro o dolce far niente... que sonoridade, que bela expressão.  
de Masi... demais 
 Está na cara que o melhor é dosar. Meio a meio. Há uma certa tendência para o equilíbrio na natureza. E há remédio pra tudo. Não deve ser bom ser o tempo todo centrado e nem voado. Bons os tempos gregos, onde primeiro se observava o mundo, imaginava-se situações e depois focava-se para dar cientificidade, racionalidade à hipótese ou teoria. Focou? 
Foucault era focado

Nenhum comentário:

Postar um comentário