segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Esperando o trem

As bandeiras entrelaçadas de Cuiabá
e da Mangueira (Foto: V. del Cueto)

O Jamelão vai ser o condutor do trem da Mangueira, puxando o samba enredo que homenageia Cuiabá. Ué mas como pode? Ele não foi pro andar de cima? É um trem fantasma????? O que já teve de trem fantasma por essas bandas. De qualquer forma, saudades do vozeirão do Jamelão... Sorte dele de não ter sido escalado para conduzir o VLT. 

Vai ver que VLT nem tem condutor e nós aqui com abobrinha. Abobrinha recheada de besteirada. Porque o VLT tá que nem novela de televisão. Um pouquinho de drama, uma isquinha de romance, e aquele miserê de ação e comédia. E todo o resto, que totaliza mais de 80%, é pura encheção de linguiça. Enquanto tá nesse chove e não molha, a Mangueira vai entrar antes (ops!) puxando o trem.

O samba enredo escolhido “Meu samba é madeira, é jequitibá é poesia dedicada a Cuiabá” é de Igor leal, Jr. Fionda, Lequinho e Paulinho Carvalho.   O comentário é que a Estação Primeira vem fazer uma prévia de o que será o desfile aqui, em dezembro. Já vivemos bastante e testemunhamos muitas coisas mudarem, ficamos sem saber se essa tal prévia é uma micareta ou um avanço carnavalesco. E imaginando, como a coisa vai ser em dezembro, mês do Natal, quem é que vai usar fantasia de Papai Noel? 

Então todo mundo decorando a letra do samba enredo, que fala de Cuiabá como um paraíso no Centro da América do Sul. Sempre desconfiamos que frases que nominam enredos de escolas de samba e teses de mestrado, doutorado etc, são coisas meio emparentadas. São orações coordenadas ou subordinadas que também têm lá o seu teor de encheção de linguiça. De repente, o próprio mundo é uma gigantesca e descomunal linguiça que precisa ser preenchida... Por que se não, a vida fica muito vazia.



Oxalá tudo dê certo. O governo do Estado com muito dinheiro, no saco, pra pagar o décimo terceiro, porque já foram pro saco (o outro saco) promessas e mais promessas políticas. Andam dizendo que a situação financeira de MT também foi pro saco. Se brincar... perigas. Poder é pra quem pode. Quem pode, pode. Pode uma coisa dessas?

Quando ouvirmos “É a mangueira a todo vapor”... “Mangueira, o trem da emoção” rufando na avenida, esperamos que tudo esteja funcionando e que enquanto eles lá se divertem, pra nós não fique só aquela “esperando, esperando, esperando o trem” e vendo a mangueira entrar.  


Um comentário: