sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cinema com pedigree


De repente, uma música bacana. E vem da telinha, de um comercial superproduzido e transado, um roteiro fechadinho. Praticamente um videoclipe, daqueles premiados. Foi assim que nos chamou a atenção uma propaganda da cerveja Heineken. E tudo começou com uma música interessante, dançante, embalante.


Tempo vai. Alguns meses e flagramos um filme "Mundo Cão" (2001). Meio assim e um pouco assados, eis que toca aquela música do comercial da cerveja. Coincidências pesam positivamente em determinadas situações. No elenco estão Thora Birch, Scarlett Johansson e Steve Buscemi. Acho um pouco difícil quem curte cinema razoavelmente não conhecer Scarlett. Thora e Buscemi, pode ser que você acha que não conhece, mas, quando ver a cara deles, vai se lembrar.



Essas menininhas sem graça...


Gostoso de assistir. Com muita sinceridade é contada a história de duas amigas que se encontram naquela fase ou entrefase: nem jovem, nem adulto. No limbo, mesmo. Em plena crise, que quase nos abate, nessa complicada passagem da vida de todos nós. O que querem, o que desejam e o que pensam que querem e imaginam que desejam. "Eu quero dar para aquele ali", diz Rebbeca (Scarlett) para Enid várias vezes ao longo da trama. Enid é interpretada por Thora, jovem atriz que se projetou interpretando a filha do “casal problema”, em Beleza Americana.


transformaram-se nessas...

...atrizes talentosas 


Fotografia belíssima, trilha musical muito interessante e variada, elenco encaixadíssimo, roteiro inteligente... Ora, estamos diante de um filme que merece rasgação de seda. Tem um estilão alternativo e sua narrativa leva nuances do mundo das histórias em quadrinhos. A direção é de Terry Zwigoff, um multi artista que acumula experiências na música e nas artes plásticas, além da atuação destacada no audiovisual, onde, geralmente, nada de braçadas na linguagem dos quadrinhos. 




Terry Zwigoff é um cineasta raro. Tem poucos filmes, uma meia dúzia no máximo, mas a qualidade de seu trabalho é inquestionável. Foi sondado e convidado por Hollywood, mas recusou, por negar-se a aderir a pegada mercantilista da indústria cinematográfica. Reza em seu currículo que teria dispensado um cachê de dez mil dólares para participar de um spot publicitário. Coisa pra quem pode.


"Mundo Cão", Ghost World, originalmente, é baseado em gibi homônimo de Daniel Clowes. Não foi bem recebido pelo público e sua bilheteria inicial nos cinemas, sequer cobriu seus custos que não foram muitos. Mas a crítica aplaudiu o filme e ele recebeu vários prêmios e indicações, inclusive, disputou o Oscar de melhor roteiro adaptado. Diante disso, acabou tornando-se cult e sua procura pelas locadoras americanas nos anos seguintes virou uma febre.


Esses caras esquisitos não viraram nada...


John Malkovich é um dos cabeças desta produção estimada em sete milhões de dólares.  Incrível como Hollywood consegue realizar filmes que não chegam nem no chinelo deste, com orçamento onde os milhões chegam aos dois ou até três digitos. Mundo cão esse mundo do cinema, onde falta muito pedigree.


... pois nasceram pra ícones!

Nenhum comentário:

Postar um comentário