sexta-feira, 6 de julho de 2012

Só sei...



"Mora na filosofia, pra que rimar, amor e dor" (Monsueto)
O poder de sedução de um livro deve ser, evidentemente, seu conteúdo.  Mas, negar a força atrativa de uma inusitada, glamorosa, refinada ou simples editoração é, nessas alturas do campeonato, motivo para fazer com que o velho Gutenberg mexa e remexa em seu túmulo. 


Sabe aquele livro que você fica paquerando na estante da livraria? Tempo vai, tempo vem; a paquera pode se tornar algo mais sério. Basta, por exemplo, o atraso de um voo. Quando a gente fica de bobeira no aeroporto e vai dar uma sapeada na livraria. E lá esta o tal livro. Ok... você venceu. O cartão de crédito tá pedindo, quase implorando, pra ser usado.  






O Livro da Filosofia é um guia que acessa mais de 2.000 anos de pensamento filosófico.  A obra busca desmistificar “a dificuldade de compreensão” dos conceitos e teorias que é a principal barreira para os novatos em filosofia, sem muita persistência.  O projeto gráfico é atraente e inovador. Cores vistosas, gráficos, gravuras e ícones que estão esteticamente espalhados em suas páginas. 





"A vida é uma série de colisões com o futuro"
(José Ortega y Gasset)




Certa vez percebi um descontentamento em uma jovem estudante de filosofia. Tenho uma ponta de inveja de quem estuda esta nobre ciência, e indaguei-lhe o porquê. “Não quero ser professora de filosofia a vida inteira”. Passaram-se três anos, malemá, reencontrei-a e quis saber como iam seus estudos: “Já estou quase me formando em filosofia”. Continuo com a inveja de sempre e ela, me parece, mais feliz. 


"A linguagem é uma pele" (Roland Barthes)




E como é a vida. O livro adquirido não é nenhuma sumidade, e a pretensão é ir lendo homeopaticamente. Na primeira jornada, abrindo-o aleatoriamente, já que ele é montado em capítulos, caiu justamente numa página que está a máxima de Bertrand Russel (1872-1970): “O caminho para a felicidade está na redução organizada do trabalho”. Identificação completa, ou complexa. As duas, creio.


"Feliz aquele que superou o ego"
(Sidarta Gautama)





Nenhum comentário:

Postar um comentário