quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sustentável

Estamos no clima da Rio+20. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Como diria o velho Jack, vamos por partes. De fato, em partes: Primeiro, parte o tyrannus. Alça seu voo ao meio dia desta quinta, prometendo chegar em marvellous  city ao anoitecer. E amanhecendo o sábado segue a mesma rota o lado melancholicus. Primeiro a corda, depois a caçamba. Antes da empreitada, contratamos uma correspondente que prefere o anonimato, e já se encontra em terras cariocas. Num rápido contato telefônico na quarta, deu a entender que a coisa está meio bagunçada. Pudera, a cidade espremida entre montanhas e o mar começou a ser invadida pelos 50 mil visitantes previstos, de 130 países. Que venham bons frutos dessa conferência!

Ele é tão verde... mas tão verde 
que nem precisou de maquiagem pra fazer o Hulk

E que chique. Foi confirmada a participação do blog numa palestra do ator Edward Norton, aquele mesmo do Clube da Luta (1999), Dragão Vermelho (2002) e O Incrível Hulk (2008), só para citar alguns dos filmes mais famosos do ator, natural de Boston (EUA). Norton, em 2010, foi nomeado embaixador da Boa Vontade da ONU para a Biodiversidade e, nesse mesmo ano, também recebeu o título de “cidadão mundial do meio ambiente”, da Universidade de Harvard.

sem legenda!!!!

A Rio+20 é filha da Eco 92, conferência sobre o meio ambiente que aconteceu há 20 anos aqui mesmo, no Brasil, no Rio de Janeiro. Naquela época, uma equipe de TV, perguntou de chofre a uma mulher que transitava pelo local: “O que você sabe sobre biodiversidade?”. A mulher pensou rapidamente e soltou a pérola: “Ah, isso deve ser coisa do Dalai Lama”. Dalai, liderança política e religiosa do Tibete, participou daquele evento e dizem que quase causou uma saia justa, não conseguimos descobrir o porque.

UFC X CFC

 De 92 pra cá, certamente, muita gente aprendeu um pouco mais sobre biodiversidade e sua importância. Os pobres mortais sim. Mas, quem comanda o jogo do poder e do dinheiro, não tá nem aí. A história é a mesma. “Os países ricos acabaram com seus recursos naturais e agora querem tomar conta dos nossos? É bebé... mamar na gata você não quer, né?” “Queremos fazer parte dos países ricos (não desenvolvidos). É... rico mesmo. Estamos produzindo a comida do mundo.” Devemos, então, acabar com as nossas águas superficiais e subterrâneas, as florestas e a fauna; porque assim como eles temos o direito de desfrutar de tudo que tá aí? E dane-se! Um dia iremos tentar recuperar o que se perdeu, assim como eles... Só pra lembrar, o tema desta conferência é o desenvolvimento sustentável...

Vote em mim, tá!

Alguns convidados importantes não virão: Obama tá em campanha pra reeleição. Igual aos candidatos a prefeito e vereadores de Cuiabá. Ferveção e fritação. Eleição e baixaria é igual em qualquer lugar do mundo! Angela Merkel avisou “eu vou não vim”. Ficou de mal de Dilma. Tá de mal? Come sal. Deu de ombros a nossa presidenta. David Cameron, que induziu a alteração da data, alegando que estava muito envolvido com o jubileu da Queen, também confirmou o “vou não vim”. Que desfeita! Nada polido esse rapaz, nem parece inglês!

Então tá, até a Rio+40

Fechemos, pois saudando a cidade que recebe o mundo de braços abertos e com muitos abraços, em tupi-guarani: Rio “anauê” (salve, olá), Rio “abaetê” (gente boa) e Rio “areté” (dia festivo).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário