quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lenços


“Guardei seu lencinho pra me lembrar...“ . Eis um artigo em desuso total, demodê.  Já foi peça indispensável para os dois sexos. Os homens se valiam dessa pequena peça, geralmente branca, para enxugar o suor da testa, para soar o nariz (coisa nojenta), ou para oferecer as mulheres em situações intencionais e românticas.


Os lenços femininos eram de pouca serventia. Não ultrapassavam o status de alegóricos. Eram pequenos, de cambraia, com rendinhas, bordados, cheios de rococó. Eram usados para causar... puro charme e geralmente perfumados. Houve um tempo em que funcionavam como truque de sedução. Código. Deixá-lo cair perto de alguém do interesse era sinal para o gajo se aproximar.



Monograma


Em Portugal as moças bordavam lenços e entregavam para o pretendente e, se este usava-o em público, significava que era um sim. Coisa que a gente só viu em filme: o mocinho oferecer gentilmente o lenço pra mocinha enxugar as lágrimas (geralmente uma só). Algumas abusadas soavam o nariz e entregavam de volta o paninho melecado.


Não sabemos se eles têm algum parentesco com lençol. A grafia das palavras é semelhante em português. Os lenços são de tamanhos variados. Já falamos daqueles de bolso e os de toalete, mas também existem os famosos “carré” (quadrado em francês, 90X90 centímetros), com os quais as mulheres "resolvem" eventuais questões de suas cabeças. Lenços na cabeça, segundo consta, chegaram ao Brasil com a princesa Carlota Joaquina que, na viagem pra cá, foi acometida por uma infestação de piolhos e teve que usar e abusar deles. Lançou a moda.

O mais famoso: Hermès




Os homens também já usaram lenço na cabeça. Disfarçaram adotando o nome de bandana. Alguns jogadores de futebol chegaram a usar e era algo tão ridículo que pode ser comparado ao penteado do Neymar. Pra completar essa estranheza estética convém lembrar das pochetes. Aqueles cintos com uma bolsinha que eram indumentária obrigatória dos policiais federais, na década de 80.

Liu Arruda, gente simples daqui usava lenço

Dona Florinda, põe lenço por favor!


Os lenços, ainda no terreno masculino, já tiveram função enganadora. Ou de disfarce. Em filmes de faroeste os bandidos cobriam o rosto com lenços para não serem reconhecidos. Hummm... tá! Os mágicos, acredite se quiser, esses profissionais da ilusão, usavam e ainda usam essa peça pra refinar o figurino e pra fazer aqueles números pra lá de conhecidos.




Cavendish e corsários em Paris: guardanapo em vez de lenço

Os gaúchos, povo brasileiro sempre meio atípico, tradicionalmente, usam lenços no pescoço e de cores diferentes, para indicar preferências por esse ou aquele caudilho; enquanto os americanos, nos anos 70 e 80, usavam lenços de cores variadas e em bolsos de diferentes lados, para indicar suas opções homossexuais. Nada de associar a tradição gaúcha com os “toques” dos gringos, pois estará praticando homofobia.




Aqui neste blog combatemos todo e qualquer tipo de preconceito. Coisa fora de moda neste mundo moderno, que nem o lenço. Mas, em caso de preconceito, use o lenço contra essa pessoa. Mordaça nela!!!

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo! E já se passaram tantos anos desde a sua chegada, e eles nunca saem de moda! Não sei se é o lugar ideal, mas gostaria de indicar a Martinetto Joias e Acessórios, da qual faço parte da administração. Temos uma coleção de lindos e variados lenços femininos! Visite nossa loja virtual e confira! Até mais!

    ResponderExcluir