quinta-feira, 31 de maio de 2012

Panorama das Artes Mato-grossenses

Casa de porta e janela estilo Cuiabá antiga. Casa Cuiabana. Centro Cultural Casa Cuiabana. Ponto cultural reaberto ao público recentemente, pela... sei lá quantas vezes! Vida longa, que seja bem utilizada e que os artistas da terra a tomem de assalto, no bom sentido. Panorama das Artes Mato-grossenses-PAM. Estávamos no lançamento dessa “parada”, que promete agitar as artes plásticas regionais.

Não sabemos o número exato de artistas participantes. Mais de vinte, certamente. Eles receberam material pra produzir seus trabalhos. Em 45 dias (21/07) apresentarão as obras, com o tema “para dançar de olho fechado/para dançar de olho fechado”. A Casa Cuiabana é cheia de grandes janelas e, ao passar por uma delas, eis que avistamos na janela vizinha Dalva de Barros e Gervane de Paula, duas cobras criadas da força pictórica mato-grossense. Alguns dedinhos de prosa com eles e a noite está ganha.








A presença dos artistas envolvidos tem que garantir qualidade ao evento.  Estamos curiosos imaginando o que virá também das novas gerações das artes plásticas. Porque, conforme nominou Aline Figueiredo em um de seus livros, “Arte aqui é Mato”. E nesse mato tem coelho, daqueles tirados da cartola de mágicos. As cores e a luminosidade destas bandas são mágicas... vai dizer que não sabia!





Mas, a Casa Cuiabana tá que tá. Nem precisa ser um bom fotógrafo pra obter (ou pelo menos tentar) belas imagens. Fotografar o povo com luz pra lá, luz pra cá, vira essa coisa de festival de spots. E a nossa técnica apurada, sem querer (e não querendo), segue as pegadas do mestre Izan Peterlle. Quanta audácia. Mas, olha que bacana, mistura lascada! Um dançarino de siriri, fã incondicional de Alanis Morissette, posa pra gente ao lado da projeção do filme do Wim Wenders sobre Pina Bausch.



Estamos na torcida para que o resultado desse babado frutifique uma bela exposição. Algo contundente e cultural. Os trabalhos produzidos serão expostos, a princípio, em Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e em Cuiabá. Os agitadores culturais Luis Marchetti, Fernando Baracat, Heleninha Botelho e Larissa Silva Freire coordenam a iniciativa; que ainda conta com a chancela, nada mais nada menos, da professora Marília Beatriz Figueiredo Leite.


A lua foi testemunha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário