quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Equilibrista


Petit no WTC (1974)
É de se estranhar que alguém fique tenso assistindo a um documentário. Normalmente sabemos o que vai acontecer e sem o fator surpresa, pareceria impossível que um filme com essa natureza nos causasse muitas surpresas. Se emocionar ao ponto do choro, se revoltar com o registro de injustiças e da violência, ou rir das situações reportadas costumam ser reações mais comuns. Mas, “O Equilibrista” (2008) é pauleira. Leva mais jeito de thriller, de filme de suspense.

Em “O equilibrista”, o francês especialista em corda bamba, Philippe Petit, mostra-se um personagem genial, daqueles que não conhece limites. Para concretizar suas façanhas – ou seriam sonhos loucos, literalmente, apronta.

Cathedral St. of John the Divine (1982)

Greats Falls in Paterson

E a gente pasmou com a travessura desse sujeito que, em 1974, planejou e executou com uma perícia inacreditável a travessia numa corda bamba ligando as duas torres gêmeas de Nova Iorque, aquelas mesmas que ruíram a mais de dez anos após um atentado terrorista. Numa altura de quase 500 metros ele fez o que fez, com direito a gracinhas, durante 45 minutos, chegando a se deitar e ajoelhar sobre o cabo de aço. Ao término do espetáculo, a polícia estava de prontidão, pronto pra leva-lo ao xilindró.



O filme resgata a audácia com minúcias, amparado em imagens reais e depoimentos sinceros, empolgantes, do autor e de seus cúmplices. A bela trilha musical acompanha a narrativa que valoriza a aventura desse pequeno bando de loucos. Ardiloso e detalhista ao extremo, o passo a passo do plano, que eles chamavam de o “dia do golpe”, foi milimetricamente calculado. Claro que aconteceram alguns imprevistos, que foram contornados com maestria.

Para chegar ao dia do golpe, foram necessárias duas viagens à Nova Iorque. Na primeira, sentiram que ainda não era a hora. O planejamento começava pelo ingresso da equipe, desdobrada em duas, uma para cada torre. A estratégia contou com a colaboração de dois americanos, também lunáticos. O documentário é baseado em livro do próprio equilibrista.




Petit, que foi engaiolado logo após a façanha, foi solto em seguida e teve como penalidade exibições de malabarismo para crianças. A direção coube ao inglês James Marsh e o documentário faturou inúmeros prêmios pelo mundo, entre os mais importantes, o Oscar de melhor documentário e o Bafta de melhor filme britânico. Entrou para a história. Imperdível!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário