terça-feira, 13 de março de 2012

Aos trovadores


Eu não gosto de poesia. 
Mas me julgo no direito de 
classificar situações onde a 
beleza se faz presente em minha vida com uma expressão que deriva da poesia... “Poético”. Sabe aquele por do sol, aquele filme bonito, aquela frase carregada de sentimentos e outros acontecimentos especiais com os quais a vida nos brinda e nos faz emocionar são coisas poéticas. E então, cai por terra a frase inicial deste parágrafo... “Eu não gosto de poesia”.

Certa vez procurei com afinco definições de poesia. Juntei várias numa folha de papel e guardei. Acho que guardei em meu coração ou em outro espaço imaterial, porque nunca mais achei esse apanhado de conceitos. Um deles, porém, ficou-me encravado na memória: “A poesia é a educação do sentimento”.  Foi o poeta russo/estadunidense Joseph Brodsky que assim definiu a arte de versejar.

Brodsky viveu 56 anos. Ganhou o Nobel de Literatura em 1987, quando já estava radicado nos EUA. Como a maior parte dos poetas, teve uma vida tumultuada. Nasceu em São Petersburgo e aos 15 anos decidiu abandonar a escola para escrever poesia. Poucos anos depois foi preso, acusado de “parasitismo social” pelas autoridades soviéticas. Mexer com poesia não é brincadeira não.


Não sonho, mas desconfio que um dia chegará quando a poesia terá o seu valor mais reconhecido e os poetas, esses seres demiurgos, que são amigos dos deuses, passarão a ter mais valor. Não sei por que, mas penso e acredito nisso. Ora, antes mesmo da linguagem escrita ser inventada, a poesia já saía das bocas dos aedos, essas pessoas ins(piradas) que vez por outra fazem-nos parar pra pensar.
Euterpe, deusa grega da poesia

Esse meu raciocínio/esperança deve ser por causa de minha cabeça de poeta. Por valorizar mais a palavra e o ritmo, embora os significados e significâncias venham a tiracolo; a poesia me parece se tornar, neste mundo de correrias e tecnologias prodigiosas, aquela paradinha inerente ao ser humano. Diante de um poema, quem o lê, reverte o fluxo da velocidade vertiginosa que costuma acometer as pessoas neste mundão moderno. E de repente, num pequeno verso está aquela linguagem humana produzida com fins estéticos e retratando algo, com seus aspectos metafísicos e filosóficos. Muito louco, ô meu!!!  

Mas toda essa historiaiada toda em torno da poesia cabe hoje porque 14 de março, a data em que Castro Alves nasceu lá na Bahia, é comemorado o Dia Nacional da Poesia. Os poetas brasileiros estão mobilizados, impregnando a atmosfera com versos generosos. Generosos, porque, segundo Manoel de Barros, o que não serve pra nada, serve para a poesia. Daí que reciclar e reaproveitar as coisaradas aparentemente inúteis que surgem em nossas vidas, sejam elas materiais ou imateriais, têm serventia para a arte do verso.

Nave louca de Ulisses

E é chegada a hora não da verdade. Mas, de acabar com esta conversa e desejar um bom Dia da Poesia a todos, especialmente aos poetas. E lembrar que nesta quarta, a partir das 19h30, poetas que moram em Cuiabá estão convocados a comparecer na galeria de artes da Secretaria de Estado de Cultura.   


2 comentários:

  1. claro que o lance desta quarta à noite é aberto a todos os interessados em poesia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Parabéns poético Tyrannus! Contribuo presenteando com Drummond a todos os que sentem a poesia da/na vida: "Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é o meu coração". Bom dia! Cláudia Abreu.

    ResponderExcluir