sábado, 31 de março de 2012

Aos costumes

Os belos Jessica e Ben Barnes
Com a mão coçando pra escrever sobre mentiras, ou mesmo mentir. Mentira. Não estamos nem aí pro primeiro de abril. Ele vai passar e de nossa parte só aquelas mentirinhas simples e cotidianas, que nem precisam abastecer o texto de hoje. O cinema e seu eterno retorno no Tyrannus é quando rola um filme interessante, segundo o nosso ponto de vista, ele vem parar aqui. E o mesmo vale pra outros produtos culturais.

Procedimento típico do blog, que se assume como consumidor das artes e, assim sendo, o cinema faz parte dos nossos bons costumes. Ops... olha o nome do filme de hoje aí gente: “Bons Costumes” (2008). O velho e bom humor inglês predomina nesta produção originária do Reino Unido/Canadá, com bons atores, sob a direção do australiano Stephen Elliott (“Priscila, a Rainha do Deserto” e “Um Tira da Pesada”). Adaptado a partir de um texto literário, esta comédia romântica não tem nada a ver com aqueles filmes pasteurizados americanos que chegam semanalmente ao Brasil. Não, Julia Roberts não está no elenco. Nem Sandra Bullock.



O título do filme é irônico. Vamos combinar que basta que um padrão moral de determinada época seja catalogado de acordo com os códigos sociais, para que ele comece seu processo de decadência. A história de Bons Costumes se passa entre os anos 20 e 30 em algum lugar do Reino Unido, e tem seu início a partir do momento em que o filho de uma aristocrática família (falida) lá daquela região do Velho Mundo, retorna dos Estados Unidos para seu seio familiar. E casado com uma modernosa – e assim, um pouco audaciosa – americana.


Pose é o que não falta


Uma sogra hipocritamente polida


Claro que sua mãe e irmãs não morrerão de amores pela nova agregada, embora o pai se mostre mais compreensivo. A figura paterna é um personagem ao melhor estilo “carta fora do baralho”. E aí a história vai se desenrolando numa perfeita reconstituição de época, acompanhada por fotografia impecável e ótima trilha sonora. Cole Porter é sempre exuberante. Colin Firth, Kristin Scott Thomas e Jessica Biel dão um show de interpretação, mas praticamente todo o elenco se sai muito bem.


Aviso as navegantes: ele morre!
Confesso que meu olhar sobre o filme foi meio enviesado do princípio ao fim. Estava querendo não gostar e procurava de tudo quanto é jeito achar defeitos. Defeitos, segundo a nossa opinião, que fique claro. E o filme foi passando, passando... e de repente acabou. E fiquei a ver navios em termos de mencionar com exatidão qual foi o problema, se é que houve. Sobrou a possibilidade de que em Bons Costumes está tudo certinho demais e, não sei por que, esse certinho tem algo de suspeito.      

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário