quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gamados por Gramado

  
Dúvida... na hora de escolher!
Férias na serra gaúcha não é mole não... Como a região aqui deita e rola por conta do turismo, nunca falta o que fazer. E a gente faz só o possível, porque o impossível, francamente, não é coisa pra se fazer em férias.

E o que anda ditando o nosso ritmo lento, além da preguiça, com louvor, é a péssima internet. Estamos num hotel digamos muito bom, mas quando se fala em internet, parece que tá num lugarzinho rampeiro daqueles perto do fim do mundo. E pode acreditar: a internet é paga. Mas, é assim. Aqui em Gramado, cidade com cerca de 30 mil habitantes, e mais milhares de pessoas que a visitam mensalmente, o povo anda padecendo com apenas a Oi nos serviços de internet. Sem concorrência, é ruim hein?!

Para entender o nosso caso foi aventada a possibilidade de que um grupo de árvores, próximas à janela do nosso quarto, ser o vilão principal do drama. Como alternativa, nos trocaram de quarto. E não é que a coisa melhorou mesmo?! É ruindade da braba culpar só as plantas por este tipo de coisa. A graça, beleza e charme deste lugar estão diretamente relacionadas à arborização e jardinagem. Um show! Ano passado foram plantadas 10 mil mudas de hortências na cidade e já há algum tempo, tombar árvores é uma prática (de verdade: imune de corte, pela Prefeitura).

Registrado o tombamento

Ajudando evitar tombamento


Incrível: todos estavam lá

Com a internet devagar, atualizar o Tyrannus fica complicado. Fugir do stress significa ficar mais por conta de conhecer, degustar, provar, comprar, olhar, ouvir maravilhados. Quer um exemplo? Pois vai: saltimboca, javali com polenta, salsichas bock com mostardas, joelho de porco, chucrute, massas, café colonial. Vinhos... muitos! Cervejas - proposta de experimentar 200 tipos em um pub irlandês. Compras: sapatos e botas, malhas, panelas tramontinas. Legal demais o "Natal de Luzes", XXVI Edição, (com direito a pirotecnia, 7 cantores líricos, coral de crianças, grupo de percussão com tímpanos molhados), museus "mini mundo", de cera, de carros, perfumes, pedras preciosas, vila histórica de Nova Petrópolis. Pra molhar a palavra, mini curso de enologia.
Nessa conversa, q
uase chegamos no estipulado pelo notável farmacêutico  que disse: "Aqui em Gramado pode acontecer até cinco quilos por semana" (diga-se de passagem que somando os "adquiridos" pelos dois).


Ex-mulheres à beira de um ataque. Podes crer!


Jovens felizes... longe do PC


Estamos espertos, mas ainda falta bater muito rango que ainda que faz parte deste pacote/passeio. Sair daqui sem experimentar um fundi, por exemplo, é crime inafiançável.

Em Nova Petrópolis, a cidade mais alemã do Brasil, flagramos o monumento Força Cooperativa. Aqui neste pedacinho urbano foi fundada a primeira cooperativa da América Latina há mais de cem anos.


Se cooperar...


Meio esquisito, mas é assim mesmo!!!

Bom, a comilança e a beleza que Gramado e região proporcionam são o que há de melhor para nós, os turistas. O estilo alemão e o italiano preponderam, mas parece que a pegada germânica é mais presente. Shows e demais manifestações culturais são aquela coisa pra turista ver mesmo, e nem adianta esperar por nada de tão especial. Mas, claro que tá valendo. Tamos saindo pra degustar a noite fria e embaçada pela neblina.



Natal de Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário