quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E o vento levou...


"Eu sou a mosca, que pousou na sua sopa"
E não rolou mesmo. A sopa foi parar na geladeira e a pipa não decolou. A reviravolta nos rumos da questão autoral na internet ainda não vai acontecer, pelo menos nos próximos dias. Semana passada soubemos que Hollywood ("quem" ou "o que" lá da meca do cinema americano, não sabemos) teria doado 14 milhões de dólares para que os parlamentares americanos aprovassem os projetos de lei "Stop Online Privacy Act" (Sopa) e "Protect Intelectual Property Act" (Pipa), que pretendem (?) barrar a pirataria e a violação de direiros autoriais na internet.

O assunto é complicado. A chegada da internet e a expansão da tecnologia bagunçou geral. O que é piratear e o que é democratizar o acesso às informações e à cultura parecem ser conceitos, atualmente, separados por uma linha tênue. A impressão é a de que o mundo ainda está aprendendo a lidar com isso e qualquer atitude mais radical tende a ser mal sucedida.

E foi assim. Bastou que fosse anunciada a votação dos projetos, prevista para esta terça (24), que uma grande mobilização no mundão virtual botasse pra correr com o rabo entre as pernas os articuladores dessa proposta. Faz horas que pretendíamos escrever sobre o tema aqui, mas eita conversa complexa essa. No protesto contra a votação Sopa/Pipa estavam o Google e a Wikipédia, cyber gurus deste mundochipbyte. Que nem maria vai com as outras, e com alguma experiência que temos como usuários da web, fomos no rastro deles: abaixo a sopa e a pipa.

Internautas na rua

Bom, sopa é uma expressão antiga cá pra nós brasileiros. Como diz uma amiga "do tempo dos Aphonsinhos". O que é sopa, "é moleza". Além de um alimento fácil de mandar goela adentro. Mas a sopa que estava pra ser apresentada no congresso americano não tinha nada de moleza. É pedreira da braba. Sopa de pedras? Coisas de Pedro Malazartes.



Minha pipa tá no ar, expressão que significa que a pandorga, o papagaio de papel, pandorga ou cafifa, ganhou altura. Pipa é um brinquedo que remonta a antiguidade. Consiste em montar numa estrutura de varetas de bambu o folha de papel manteiga, fixado com cola. Para brincar basta fazer oposição à direção do vento. Mas a pipa lá dos parlamentares dos EUA, ainda bem, não subiu aos céus. Vai ver que sua linha tava cheia de cerol.





Essa é uma briga pra cachorro grande

Fica assim. Sem sopa e sem pipa. E o post de hoje é ilustrado com imagens pescadas na web, e com base em informações que também nos chegaram, rapidinho, através da rede mundial de computadores.

Sopa fria? Só gazpacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário