quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reparos


No dia a dia é assim, conserta uma coisa estraga outra... Um conselho, não acumule. Vai estragando, espanando, empenando, perdendo pedaços... Chame alguém pra consertar ou conserte você mesmo ou jogue fora.
Tanto quanto construir, reparar é bom. Voltar a fazer funcionar, restabelecer, restaurar. O sentido é dúbio e o entendimento simples. Com o tempo reparamos que tem muita coisa para reparar.

Preste atenção, pois em alguma hora vai ser preciso reparar os objetos, eletrodomésticos, fiação, canos, paredes, torneiras, telhados, carro, relacionamentos e até mesmo a vida. É o tempo de validade, é o tempo de uso, é o desgaste natural de tudo. O que foi quebrado, nem tente colar, pois não se reconstitui com tanta cicatriz, não traz boa sorte, recomenda-se descartar.

Já tivemos, ou talvez ainda tenhamos, mas estão perdidos pela casa; coisas como martelo, alicate, chave de fenda, vedacit, fita isolante, buchas, pregos, parafusos, durepox, estopa, arames, porcas, arruelas, superbonder e mais uma parafernália absurda de trecos e cacarecos que seriam a salvação da lavoura se houvesse alguém com essa vocação pra essas pequenas e necessárias tarefas. Diria que, como encanador, não sirvo nem pra enganador. Sinto ter que assumir isso, mas, aqui em casa é assim: espanou... fudeu! Às vezes cai bem o palavrão, porque ele é a mais fiel expressão do drama humano.


Aquelas habilidades para faze pequenos reparos nos detalhes da casa... Aí está um departamento onde estamos longe de ser infalíveis aqui neste lar. Aquela caixa de ferramentas guardada no quartinho dos fundos ta esquecida há séculos.




Não sabe fazer? Não quer? Então, toca terceirizar tais serviços. Que adianta ter 1,90m se não tem firmeza pra trocar uma simples lâmpada? Chame um "faz tudo", "um marido de aluguel", pelo amor de Deus!


"Dona, vai ter que trocar o sifão, e a válvula da descarga do banheiro também tá com o reparo ruim. Agora, o "probrema" do portão da garagem é que a raiz da árvore da frente tá suspendendo o chão e é por isso que ele tá emperrando". Diagnóstico cruel, depois de antebraços e cotovelos esfolados e doloridos de tanto fazer força pra abrir "mardito" do portão emperrado.
A gente passa contrariedade, mas tem que arrumar as coisas. Se achar um cabra desses "faz tudo", bom de serviço, se não der pra casar com ele, pelo menos estabeleça uma boa relação.


Os reparos são necessários, estabelecem a ordem, as coisas voltam ao normal e tudo fica uma beleza. Com o passar do tempo a coisarada vai quebrando e escangalhando (palavra desenterrada) tudo de novo. "Cadê o telefone do faz tudo? Xiiii... tava na agenda velha que foi pro lixo". "Então, arruma outro, porra."  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário