terça-feira, 15 de novembro de 2011

Marchar contra corrupção? Eu vou.

Há 122 anos o Brasil deixou de ser Império e se tornou uma República. Uma data importante para a história brasileira. Só que a realidade atual quis que neste 15 de novembro de 2011 o povo brasileiro improvisasse um outro evento: a marcha contra a corrupção. Essa praga que assola o país de ponta a ponta e com a qual somos obrigados a conviver. Em Cuiabá, com o sol causticante das três da tarde, com o agravante do horário de verão, é o primeiro adversário para que a mobilização corresponda à expectativa.
Marcha Contra Corrupção. Eu vou... Ou melhor: nós vamos, com chapéu e filtro solar. Bom, até esta hora da noite, quando foi feito este post, estamos firmes no propósito de comparece à marcha. Em 1985, o slogan “Eu vou...” foi usado para primeiro Rock in Rio, a dupla aqui do Tyrannus encarou e foi. Tudo bem que se passaram mais de 26 anos quando pegamos o “busu” e enfrentamos os mais de dois mil quilômetros para conseguir o intento, o que quer dizer que já não somos tão jovens. Mas, daqui de casa até o centro da cidade, são só uns 15 quilômetros. Não é possível que a gente não consiga ir.




A concentração está marcada para a Praça Ipiranga, a partir das 15h. E deve acontecer no Brasil inteiro. E em sete de dezembro próximo acontece o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Claro que apoiamos essas manifestações, mas é difícil não raciocinar que, se a gente não tem conseguido um combate significativo à corrupção por aqui, em nossa própria cozinha, não parece muito oportuno participar de algo internacional contra a corrupção. A não ser que seja apenas simbólico, só pra constar.

Praça Ipiranga, 1978

Pescamos informações por aí que registram a participação do Ministério Público Estadual na iniciativa. Olha, o MPE, apesar de nem tudo estar perfeito, tem se mostrado um amparo para boa parte da população, que continua cansada de presenciar tanta bandalheira. Critica-se o estrelismo de alguns integrantes dos MPs (estadual e federal), que acabam sucumbindo ao amor próprio... A vaidade sempre foi um problema para algumas pessoas. Mas é injusto dizer que, desde a sua criação, na Constituinte de 88, os Ministérios Públicos nada fizeram.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário