domingo, 6 de novembro de 2011

Alergia

Alergia... Você ainda vai ter uma. Ou já tem e tá incubada. Pode ser no sentido patológico, ou no sentido figurado. Alergia tem alguma coisa a ver com alegria, mas não devo dizer qual seria essa relação. E que alegria a nossa não sofrer de alergia a frutos do mar. Marmita com camarão, pra encher a pança até ficar bobó. Chego a imaginar que minha alma gelaria caso não fosse permitido me deliciar com esses pratos.
Pois é, liberados para se empanturrar com esses crustáceos, porém, padecendo de outras alergias. Aquela espirração lascada, associada a uma coriza desgraçada, também conhecida como rinite. Isso rola aqui em casa e tem um agravante: adoramos gatos e eles são provocadores de processos alérgicos. E os bichanos folgam, tomam os espaços e se tornam espaçosos com a regalia que lhes é oferecida neste lar tiranídeo.
A tal da rinite acomete muito mais o lado feminino aqui do Tyrannus. A parte masculina, graças a Deus ou a um desses acasos do destino, sofre pouco com isso. E outro alergia, ops, digo, alegria. Me livrei, há poucos anos, de uma alergia com a qual convivi por uns vinte anos. Alergia ao frio. Houve um tempo em que não podia nem tomar banho nas cachoeiras de Chapada. Que judiação. Era entrar na água fria e me empolar inteiro, com uma coceirada terrível. E quanto mais você coça, mas o trem se alastra. Se a temperatura caía muito, minhas orelhas, coitadas, iam ficando vermelhas e se inchando. Minhas mãos, idem.



Meu provável sonho de conhecer lugares como o Alasca, os Alpes e os Andes, e me esbaldar na neve, esteve inviabilizado. Já na Argélia, Quixadá e em outros países e locais mais calientes, não teria problemas. Mas, não sei como, me curei. As alergias chegam e partem, às vezes, sem que a gente saiba por quê. Mas está registrado que um pai ou mãe alérgico, provavelmente, legaria aos filhos alguma alergia.


Cerca de 20% da população sofrem de algum tipo de alergia. Entre os processos alérgicos mais comuns estão a rinite, a asma, doença de pele, conjuntivite e alergias a alimentos e picadas de inseto. Na galeria dos alérgenos - as substâncias provocadoras dos processos, estão o mofo, pelos de animais (cães e gatos, principalmente) e alimentos como leite de vaca, amendoim, peixes e ovos.

“Sobre o que vamos escrever hoje?”. Acontece um espirro e os olhos estão empapados. Procura-se na gaveta da cômoda o antialérgico. “Sobre alergia”. Aaaatchimmmm! Ficou decidido. Ao longo do texto, a ideia dos anagramas, de formar outras palavras com as mesmas letras da palavra "alergia". E ficou assim: com as mesmas letras dessa palavra, neste post, estão distribuídas mais seis palavras. Quem quiser brincar de descobri-las e nos enviar um e-mail para o Tyrannus Melancholicus (lorenzofalcaomt@gmail.com) identificando-as, receberá, pelo correio, o livro de poesias: Mundo Cerrado (Editora Entrelinhas), lançado recentemente. Estão dizendo por aí que são bons poemas. Mas a brincadeira de descobrir os anagramas vai valer só para os e-mails que nos chegarem até soarem as 12 bdaladas noturnicas da próxima terça-feira (08/11).

Um comentário: