quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jovem é outro papo


Jovelino Venceslau dos Santos: O Jovem
“Jovem é outro papo”... Agora é lei: brasileiro(a) de 15 a 29 anos, é jovem!!!!! O Congresso Brasileiro aprovou o “Estatuto da Juventude”, para promover políticas públicas para essa imensa parcela da população brasileira. E tá dando pano pra manga!
O tal Estatuto garante aos jovens estudantes o direito à meia passagem em ônibus intermunicipais e interestaduais e à meia entrada em eventos artísticos, de entretenimento e lazer, em todo o território nacional. A meia-entrada é regulamentada por leis estaduais e estipula também que o jovem não será discriminado por etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade, sexo, por orientação sexual, idioma ou religião, por suas opiniões, condição social e aptidões físicas.

Até aí tudo bem, raciocinando em nível de que a população jovem, pelo menos teoricamente, ainda estuda, investindo em sua formação e, portanto, não tem todo o tempo disponível para trabalhar e ganhar dinheiro. No geral, essa lei federal, que já passou pelos deputados e agora é avaliada pelos senadores, é bem vinda, segundo a nossa avaliação.

Deputada Federal Manuela D'avila: Relatora do Estatuto da Juventude

Como toda lei, esta tem lá seus simpatizantes e seus contrários. Vimos um comentário de um artista ou produtor cultural, destacando que esse tipo de benefício implica diretamente num sangramento das finanças na cadeia produtiva das artes. E que em outros setores, não se pensa ou se atreve a dar descontos à população jovem. O assunto, pensando bem, precisa ser mais e melhor debatido e avaliado.


Mas essa história da meia entrada tá pegando pra valer é por conta da cafifenta da Fifa. Fifa... que Fifa? Ora, a Fifa, a Federação Internacional de Futebol Association, uma espécie de governo paralelo para assuntos futebolísticos que se instalou (ou instaurou)  no Brasil, por conta da Copa do Mundo de 2014. Pra quem estava encafifado com a Agecopa, que até de nome já trocou, aí está a Fifa. Ela mesma, que não abre mão dos volumes financeiros que satisfazem sua ganância: necas de pitibiriba de meia entrada para os jogos de futebol na Copa de 2014!!!! Que coisa mais Fifa da mãe!



O dono da bola é o dono do jogo?????

E ela, a cafifenta, com seu voraz apetite no rico dinheirinho brasileiro, manda avisar que, se insistirem com a meia entrada, vai dobrar o valor dos ingressos. Quer dizer alguém pagará o pato. A Fifa não admite perdas nas suas contas. Pensando na população brasileira que precisa muito sediar uma Copa, e em aplacar o mau humor da Fifa, de mau humor, o Governo Federal investe seus esforços (?) em aprovar a Lei da Copa talvez pra moralizar esse... esse... Esse sei lá o que, conforme sugeriu o nosso Departamento de Assessoria de Advogados Conglomerados, na tentativa de respaldar moderadamente nosso poder de fogo.


Resumindo, é muita lei... Mais uma lei que, pelo jeito, uma vez aprovada no Senado e depois sancionada pela presidente, tem jeito que não será cumprida. Lei que já tem exceções... É brincadeira! 

Um comentário:

  1. Meia entrada para "jovens" e regras da Fifa... Assuntos que ainda vão dar muito o que falar, meu caro Lorenzo.
    Super abraço!

    ResponderExcluir