quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Amigos e ex-amigos (?)

 

Dom Quixote (Portinari)
Amizades vão e vem. Amizade tem prazo de validade... Mentira, amizade é uma relação espontânea, voluntária e duradoura; que tem como alicerce o sentimentos e afinidades concretas, além de outros motivos etéreos, que a própria razão desconhece, como alma, simpatia, projeção, admiração, gostar. Os laços de amizade são formados a partir da confiança, lealdade, cooperação, carinho, afeição, colaboração, franqueza em caráter de reciprocidade, cumplicidade e, por que não, a permissividade. Amizade e amor são as duas relações com maior significância na vida das pessoas.

Na amizade não deve existir interesse, mas dizem não haver possibilidade de tal fato acontecer, por isso a amizade verdadeira é um mito. Tem a ver com a tal história: "Amigos, amigos... negócios à parte", porque tem horas em que amigo é facada no umbigo.


Nunca mais olhe pra minha cara! Nunca mais fale comigo! Ficar de mal. Romper relações. Quem é que nunca passou por isso? É assim a vida da gente e de vez em quando acontece. Os motivos são muitos, alguns justificáveis. Outros, totalmente incompreensíveis. Aprender a conviver com esses acidentes de percurso faz parte da existência de cada um de nós.

 Aí passa o tempo e com ele a raiva e o destempero são amenizados. Às vezes a amizade volta e fica tudo bem. Às vezes, mesmo que a malquerença já tenha se debelado, por pura birra, continuamos de mal. Gostaria de saber se há alguma fundamentação científica num raciocínio que venho alimentando na medida em que o tempo passa (e ele não passa em vão). Os sentimentos ruins, não nos fazem bem. Acho que baqueiam alguns de nossos órgãos vitais como o fígado e o coração, por exemplo. Não adianta nada ficar alimentando ódio e desprezo contra ninguém. 



Ex-melhores amigas


Negócios à parte

Na ficção há amizades célebres. Mas algumas derrapam, porque cabe perder o amigo, mas não a piada. Reza a lenda que Zorro e seu amigo índio, Tonto, fugiam à cavalo de um grupo de peles vermelhas e seguiram por um desfiladeiro. Eis que o desfiladeiro chega ao fim e Zorro, desesperado, volta-se para o amigo: "Tonto, estamos fudidos". A resposta de Tonto é arrasadora: "Mim não, cara pálida". Batman e Robin também entram na lista das grandes amizades. Mas a amizade deles era tanta, tanta, tanta; que até rolaram uns boatos maldosos. E preconceituosos.

Lealdade questionável
É preciso ser pragmático na hora de lidar com as relações. Ora, se alguém só lhe traz problemas, se vive pisando na bola com você e toda vez que vocês se encontram, a mensagem que lhe vem à cabeça é "problemas à vista", pra que insistir nessa relação? Afaste-se. E continue se afastando dessa gente indesejada. Dependendo do grau de sinceridade que costuma adotar no seu círculo social, até vale a pena disfarçar um pouco, a princípio.
Eram quatro amigos inseparáveis

Encontrou com alguém de quem não gosta, saia de fininho e vá ver se você mesmo não está lá na esquina. Alguns celulares trazem o dispositivo da 'chamada falsa'. Você acessa um comando e seu celular chama, mas ninguém está te ligando de verdade. Atenda e peça licença afastando-se, como se fosse algo particular que requer privacidade. Com o tempo, essa figura que lhe é ingrata há de desenvolver aquilo que chamamos de simancol. Coisa que todo mundo tem. Ou teria que ter. Agora, se você faz o estilo despachadão, e aguenta o tranco, dá-lhe sinceridade e resolve logo a porra da situação. Mais nunca se esqueça de que quando dois bicudos estão frente a frente, sobra também pra outros que estão nas redondezas.







Elementar...
"Belém, belém, nunca mais ficar de bem". Essa frase já foi moda. Em nossos idos tempos escolares era comum. Estopim ou pavio curto, sangue quente, barraqueira, temperamental, genioso, personalidade forte, briguento e mais uma coleção de frases e expressões; identificam as pessoas que preferem ir logo rasgando o verbo.

Gostamos de dizer que "amizade é uma plantinha que precisa de cuidados". É meio piegas, mas é isso mesmo. Amigos precisam de atenção, de compartilhar, de gestos, notícias... isso e mais algumas coisas se traduzem em alimento que fortalece a amizade. Facebook é bacana, mas não é bastante. Será verdade que quem tem mais de 300 amigos no facebook é um ser solitário?

Aceitando as diferenças
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário