quarta-feira, 8 de junho de 2011


Taubaté, Bruno e viola de cocho
Quinta-feira (09/06) é a grande estreia do Coral Sesc Canta do qual fazemos parte. Eu venho de experiências em outros corais, desde 2005. A Fátima é novata e consegui arrastá-la. Todas as terças e sextas temos ensaios sob a batuta do Taubaté, amigo do peito e conhecedor das coisas nessa área do canto coral e da música. Olha a “responsa”: vamos estrear na abertura do Sonora Brasil, um projeto do Sesc que promove intercâmbio musical em todo o Brasil, privilegiando expoentes da música nacional em praticamente todos os estados. Meu Deus do céu... Tomara que tudo dê certo e a gente faça bonito.


Nossos amigos estão todos convidados para assistir e prestigiar a experiência musical coletiva dos “fazedores” do Tyrannus. Mas não vale ser muito crítico e nem demasiado exigente para com o Sesc Canta. Temos apenas dois meses de ensaio e um catatau imenso de coisarada pra aprender nessa conversa de canto coral.


As contraltos




As poderosas "sopranos"

  
Vozes masculinas


É muita responsabilidade pra esta dupla deixar de mencionar pelo menos mais alguns integrantes do nosso coral, que tem umas quarenta vozes. Vejam só: já vamos estrear e nem sabemos os nomes dos nossos colegas de cantoria. Mais alguns são responsabilizados agorinha mesmo. Do extinto coral Na Boca do Povo, do Sindicato dos Jornalistas, vieram o impagável Robertinho Boaventura, o Marcos e o Anderson Pinho. Ufa... Agora temos pelo menos mais três com quem repartir a culpa se algo der errado. Mas como coral é um coletivo, que nem futebol, onde o culpado é sempre o técnico, qualquer tropeço maior deve ser atribuído ao Taubaté.



O regente

Enquanto discutíamos sobre este texto, ouvimos o Mano Menezes apresentando os jogadores escalados para representar a seleção canarinha, na Copa América. Pato e Ganso estarão lá... Na hora pintou uma música de João Gilberto, que tem muito a ver com a formação dos corais, da autoconvocação e da nossa estreia: O Pato.

O Pato
Vinha cantando alegremente
Quem! Quém!
Quando um Marreco
Sorridente pediu
Pra entrar no também samba
No samba, no samba
O Ganso gostou da dupla
E fez também
Quem! Quém!
Olhou pro Cisne
E disse assim
“Vem! Vem!”
Que o quarteto ficará bem
Muito bom, muito bem...
Na beira da lagoa
Foram ensaiar
Pra começar
O tico-tico no fubá
A voz do Pato
Era mesmo um desacato
Jogo de cena com o Ganso
Era mato
Mas eu gostei no final
Quando caíram n’água
E ensaiando o vocal
Quém! Quém! Quém! Quém!
Quém! Quém! Quém! Quém!
Quém! Quém! Quém! Quém!

E assim vai ser a nossa estreia. Vamos nos esbaldar!
Quém! Quém! Quém! Quém!

Quem for ver, verá!!!!!

Hoje fomos ao nosso novo point, o Sesc Arsenal assistir a primeira palestra do projeto Reticências, com o renomado escritor Cristovão Tezza. Super simpático, solicito, engraçado e com uma baita bagagem literária. Estamos aguardando a próxima dia 6/7. O novo palestrante ainda não está definido. Vamos esperar. 
Flagrantes de gente prestando atenção(?!) e tietagem a parte!!!!
















Um comentário: