quinta-feira, 23 de junho de 2011

“Sapatinhos Vermelhos”, é um filme produzido em 1948 que surpreende. Noites adentro em casa ficamos a procurar, zapear e garimpar bons programas e filmes... não é fácil, as possibilidades que nos oferecem são poucas e trabalhosas.  Vez ou outra, nos deparamos com requintes da sétima arte. Tudo bem, existe o academicismo em torno disso, que quer estudar, elucidar, esclarecer ... para nós é o prazer de ler, ver, ouvir, apreciar... Ah, e se houver emoção, muito melhor.

Pouco importa ligamos a TV  e nos deixamos levar, principalmente, pelos aspectos sensoriais que as artes nos provocam.

Quando se trata de literatura, a história é outra e nem entraremos nessa seara. Hoje a conversa é se deliciar pela força imagética que fixa nossas retinas e a sonoridade que nos hipnotiza. Nem precisaria dizer que o musical é o nosso gênero preferido em matéria de cinema.


Ela não sabia da maldição


Putz! quem diria que um filme tão antigo, sobre o qual não tínhamos referências (ou talvez tivéssemos) mexeria tanto com nossos sentimentos.



As informações sobre a programação, que a sky oferece aos assinantes que pagam caro, são cretinas e nos convencem. Nos primeiros minutos de filme, inevitável a comparação com “Cisne Negro”, premiado e aclamado em recentes festivais mundiais. Com meia hora de filme, mais ou menos, estávamos totalmente envolvidos e disse: que “Cisne Negro” que nada...  “Sapatinhos Vermelhos” é muito mais esplendoroso!


Não se trata de desmerecer “Cisne Negro”, trata-se de reconhecer a obra concebida e realizada pelos dos diretores Michel Powell e Emeric Pressburger. Uma parceria que se destacou na história do cinema e que precisaria ser massificada, vista e revista. Eles se uniram nos anos 30. Powell era diretor e Pressburger roteirista. Compartilharam os créditos nos quase vinte filmes que produziram, algo que não é muito comum. Já ouvi dizerem que os irmãos Ethan e Joel Cohen (“Fargo” e “Queime depois de ler”) se dão tão bem porque são que nem um cineasta de duas cabeças. Powell e Pressburger já eram isso, creio.  


Michael Powell


 “Sapatinhos Vermelhos” é um exemplo de inovação e de experimentação. Um libelo à estética da visualidade tendo como ponto de partida o domínio da técnica. Filme que combina drama, romance e música; baseado em conto de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que conquistou o mundo com suas incríveis histórias infantis. Vale aqui o registro de mais uma mancada da sky, que classifica o filme como infantil... quaquaqua... Pois ele pode ser baseado numa história infantil, mas sua narrativa e a abordagem do tema passam ao largo desse gênero. Classificaram o filme sem assisti-lo. Povo ruim de serviço.


Conquistou dois Oscars e um Globo de Ouro. A força dos personagens merece citação, graças ao notável desempenho dos atores. Cometerei o pecado de não mencionar aqui ninguém do elenco. Vale mais realçar o final de extrema dramaticidade que o filme traz e o curioso fato de que Martin Scorsese (“A Ilha do Medo” e “O Aviador”) diz que este é o seu filme preferido.



Amor não combina com dinheiro?

Amor não combina com arte?



   




Nenhum comentário:

Postar um comentário