segunda-feira, 18 de abril de 2011

O guardião da cidade maravilhosa
Dependendo da hora em que você lê o Tyrannus, a gente tá em Cuiabá, ou no Rio de Janeiro. Ou no ar. A caminho. Que felicidade que é viajar. Trocar de ares, de paisagem e quebrar a rotina. Rotina, cá entre nós, é coisa pra ser estraçalhada. A vida também é feita de sacolejos. E não custa lembrar que o blog aqui surgiu por conta de uma viagem.


Enquanto vou escrevendo aqui, a Fátima briga: “Que mania que você tem de ficar sem camisa... É horrível”. Pô, pega leve muié, se eu não puder ficar sem camisa em minha própria casa, é o fim do mundo. Eu escrevo, e ela também. Deixa um glossário no seu manuscrito estilo receita médica para a coitada da nossa ajudante das tarefas domésticas.



Mulher virginiana, já viu né. Organizada até não poder mais e na linha meio Tyrannus. Sobra pro companheiro, então, o Melancholicus. E assim a gente vai supervivendo. Sobreviver é pouco, insuficiente.


Se tem uma coisa com a qual uma viagem combina é expectativa e ansiedade. Eu odeio estar no avião, aquele espaço confinador, aquela comida estereotipada. Mas só de imaginar que amanheceremos no Rio e, como vamos desembarcar no aeroporto Santos Dumont, teremos uma bela vista da Baía de Guanabara, sorrio por dentro. Que felicidade.


Antigamente, quando viajava para o Rio, na chegada o comandante, comissário de bordo ou sei lá quem da tripulação colocava a música...”Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara”... Eu adorava.

Aeromoças, quando eu era criança pequena lá em...

Ir pra uma cidade do porte do Rio implica sempre num cardápio cultural mais seletivo, já que as opções são multiplicadas. O ballet Giselle, que abre a temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro está em nossos planos. É um clássico romântico do repertório mundial, que completa 170 anos. A música foi composta pelo francês Adolphe Adam (1806-1856).

Giselle (foto: Alice Bravo)


Giselle (Foto: Alice Bravo)

Fora esse ballet, estamos em aberto... Claro que além de uma praia, chopinho, comes e bebes, encontros familiares e com amigos, estamos acatando sugestões, até porque, não tivemos ainda a paciência/tempo pra investigar o roteiro do Rio por estes dias...

Putz, domingo tem FlaFlu. Será que eu encaro?


A guardiã
E é isso aí galera. A gente vai ficando por aqui nesta postagem, mas mandaremos notícias das terras cariocas. Aqui em casa, curtindo a solidão, fica Nikita, a modelo oficial deste blog...  


Um comentário: