sábado, 5 de março de 2011


De bobeira
Um blog acaba criando sua própria personalidade. Independente de quem escreve nele. As postagens vão se sucedendo e a coisa vai crescendo. Mas aqui há uma certa dupla personalidade, já que  cada novo texto, parte sempre desta dupla: Lorenzo e/ou Fátima. E, sabe, nem tudo é perfeito. Tem dias que um tá assim e o outro assado. E tem noites que um vai pra Marte e outro pra Vênus. Daí entra em ação um personagem, o Tyrannus Melancholicus, para botar ordem na casa. Você não acredita? Olha, estamos em pleno carnaval, e chip chip, nhec nhec por que isso aqui é também uma espécie de samba do crioulo doido. E tinha que cair justamente neste sábado de carnaval a postagem deste texto, que é especial aqui pra este Tyrannus, que é o de número 100!!!!!! “Olha o Tyrannus na avenida aí geeennteeee....



Carnaval dos idos 1974, no clube Dom Bosco. Ache a dupla
 A viagem do casal à Europa em setembro de 2010, foi o mote para gerar o Tyrannus, um espaço pra informar e compartilhar com a velocidade tecnológica destes tempos, aos parentes e amigos, o que vivenciavam lá no Velho Mundo.  Antes da saída de Cuiabá me apresentei publicamente.


Deu trabalho lá nas Europas, a internet nem sempre é uma maravilha e pra complicar de repente, num percalço inexplicável, fui “retirado do ar”, por 15 dias. Ficamos os três, frustrados. Depois, sem mais nem menos, voltei. Mais trabalho... informar que voltamos. 


Aqui e Dali
No retorno da viagem poupou-nos e aos amigos e parentes as longas apresentações chatas de fotos de viagem. Situação muito cobrada, mas que não é bem a cara do casal, fazer reuniões pra mostrar fotos, com olhinhos brilhando e cúmplices. A quem fez o pedido foi avisado: é só entrar no Tyrannus lá estão registrados as fotos e textos escolhidos e, às vezes encenadas, especialmente.

Isso aqui é um reality show para os dois, que se expõem, porque querem. Opiniões, angústias, alegrias... estão aqui. Eles dizem que não ter receio de pedras no telhado de vidro. Seguidores, amigos, leitores têm se mostrado extremamente gentis, carinhosos, interessados e incentivam.

Neuras com a internet no véio mundo

Agora, acho que eles precisam melhorar o trato da informação. Por exemplo: Lorenzo é factual, apesar de não gostar muito do rótulo. Mas é um vício a ser abandonado. E aqui sente-se liberto das amarras do jornalismo formal e convencional. Já a Fátima, sem experiência nessa de comunicação rotineira, deslancha num romantismo melado, que também deve ser contido. Mas aqui chuta o balde das neuras técnicas, pela liberdade de produzir sua própria história. E eu, Tyrannus, tenho que agüentar esses dois. 

Sempre grilado


Manhas e artimanhas
O blog tem sido autoral, sem essa de control V, control C. Nas ilustrações eles também fazem o possível para não piratear. Produção caseira é regra.  São fotos da TV, fotos de fotos (dizem que vão comprar um scanner) e fotos montadas. As imagens nem sempre são espetaculares em termos de técnicas, mas aí eles vêm com aquela história de foto artística. Têm certa coisas que é difícil pra eu agüentar, mesmo sendo o alterego deles.

Às vezes perguntam o porquê de um nome tão difícil: Tyrannus Melancholicus, nome científico do Siriri, um passarinho comum. O nome se enquadra perfeitamente na personalidade dos blogueiros. Percebi que às vezes assumem atitudes e comportamento ora de tyrannus ora de melancholicus. Ainda não pintou um momento onde ambos estão sintonizados no mesmo canal. A preocupação é se um dia, simultaneamente, baixar o espírito tyrannus. Aí é guerra, guerra fria na certa.

Apesar de complicados, são simples. Tão simples que são complicados.


Oba!!!! Post # 100!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário