quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alguma novidade, Claudio? Pergunto na manhã ensolarada desta quinta (27), pelo telefone, ao meu repórter de cultura. “Uma notícia maravilhosa, Loro. Wander Antunes é destaque na Ilustrada, da Folha, hoje”. Lembrei-me na hora que, na edição de 29 de dezembro, no apagar de 2010, na capa da Ilustrada, lá estava, entre outros, um “pedacito” da boa arte que é produzida por artistas que têm ligação forte com MT. Era o CD Vanguart (2007), homônimo da banda cuiabana, radicada em São Paulo, que foi selecionado entre os 50 mais importantes trabalhos da indústria fonográfica brasileira nos anos 2000.

A seleção foi feita por jornalistas da Folha (repórteres e editores), usando como critério, não apenas a qualidade estética, mas aspectos como o sucesso mercadológico e a contribuição que foi conferida, pelo CD, no processo de transformação da indústria musical.
Esse é o cara
Mas, voltemos ao Wander. Esse goiano que virou cuiabano faz horas e que há alguns anos, mesmo morando aqui, fincou o pé no mercado europeu das histórias em quadrinhos, está fazendo bonito. O álbum lançado ano passado pela editora franco-belga Dupuis “Toute la poussière du chemin”,  escrito por Wander e ilustrado pelo espanhol Jaime Martin, foi selecionado pelo mais importante festival de quadrinhos da Europa, o Festival International de la Bande Dessineé d’Angoulême, que está em sua 38ª edição.


“Eu não tenho a menor chance de ganhar...”, disse Wander por telefone. Explicou que d’Angoulême avaliou mais de cinco mil publicações do gênero que foram lançadas em 2010 e selecionou cerca de 1% desse total. Nessa fatia minúscula está “Toda a poeira da estrada” (Toute la poussière du chemin), ainda inédito no Brasil. O álbum narra a história de dois personagens que se encontram na estrada, durante a Grande Depressão americana.

Ele me disse que topa fazer uma ‘literameriquinha’. E pede o apoio de todos para materializar um espaço que está criando na internet, onde vai acoplar tudo quanto é tipo de lei indecente, obscena etc. e tal. Vamos ajudar o cara, gente boa. Escolha a sua lei espúria e envie para o e-mail wanderantunes@terra.com.br. Grande Wander, bravo!


Mais coisas do Wander, que é talentoso no desenho, mas que tem se destacado mais como roteirista; podem ser conferidas no blog do cara: www.wanderantunes.blogspot.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário