quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cair e levantar


Fidel caiu de "demais" de maduro
 Beber, cair e levantar. Coisa de bebum. Mas não é preciso estar bêbado pra cair. Tombo combina com vexame. Vexame precisa de público. Por acaso, alguma vez quando você contou pra alguém que levou um tombo, já te perguntaram se alguém viu? Tombo combina também com humor. “Quando você cai, sua moral cai junto”, sentenciou Millôr Fernandes. As imagens de uma queda sempre têm lá a sua graça. Mas a vida ensina que para cada seis tombos deve haver sete levantadas. Boto fé nisso. 

“Fulano fincou e virou...” Conheço essa expressão desde bem pequenito. Não tenho certeza se é destas bandas, mas cai bem pro sotaque cuiabano. “Despencou, abriu asa... joeiô (de ajoelhou)”, são outros jeitos regionais de zombar da queda alheia. “Tá lá o corpo estendido no chão” é coisa do cancioneiro popular.br. Um tropicão, uma casca de banana e aquelas placas que sinalizam banheiros, shoppings, hotéis etc., sugerindo um piso escorregadio fazem parte da simbologia do “ir ao chão”. Os nocautes da vida podem estar em cada esquina ou fração de segundos. O perigo é maior, lógico, para quem já avançou na idade, já que os riscos de quebrar a bacia se multiplicam.


Naomi caiu do salto "demais de alto"

Tombo aqui, tombo acolá, não nos esqueçamos que as quedas existem para ser superadas. Você acha que a gente ia postar aqui um texto pra baixo? Sai dessa ô meu. O negócio aqui no Tyrannus é pra cima. E nem vamos entrar nas metáforas que se apropriam de expressões como tombo ou queda, porque se não a gente ia acabar capotando aqui.


Caê caiu "demais" de baiano

Uma vez, no comecinho dos anos 70, aqui em Cuiabá, fui num tal do jantar dançante no clube Dom Bosco. Eu era adolescente e estava na entrada do baile, observando as pessoas chegando pro lance. De repente, de lá pra cá, vinha descendo uma das garotas mais cobiçadas da época. Ela se embananou com seu salto alto e despencou escada abaixo. Um amigo que estava por ali ainda tentou aparar a guria, mas não logrou êxito. Foi constrangedor. E engraçado.


Lady caiu "demais" de gagá

Então é isso. Hoje fica por conta do tombo nosso de cada dia. Ops, de cada semana, mês ou ano, dependendo de cada um. Dizem que quanto maior, maior o tombo. Também acredito. Gente grande assim que nem eu tem menos equilíbrio e vai mais ao solo. Nesta quarta (28), por exemplo, acordei cedo. Dez horas da manhã. Um despertar precoce demais pra estes dias que ficam entre o natal e o ano novo. Como a pressão tem andado meio alta, resolvi ir até o mercadinho mais próximo pra comprar um chuchu. Com essa de almoço saudável na cachola, ao sair, finquei e virei bem na porta de casa. Ralei o joelho e ao confessar o acontecido pra Fátima, como uma bomba veio a pergunta: alguém viu? Não... Respondi.


Lorenzo caiu "Ademais" ninguém viu


Um comentário:

  1. o extreme makeover home edition que te aguarde para o grande momento da entrega da casa nova, para delírio dos filhos. caiu? toma engov que passa.

    ResponderExcluir