terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aniversário em dezembro? Furada

Blogueiro muito tempo atras
Blogueiro vai emplacar 5.2 e pede presentes. Neste TM não usamos dar títulos aos textos. Então, a frase inicial pode sugerir a manchete do dia. É isso mesmo. Dia 23, quase Natal, é meu aniversário. Por isso trago em meu nome o Jesus. Nasci com uma das pernas meio torta e vovó Mita achou que o nome de Cristo me ajudaria. Ajudou. Mas isso já faz parte do meu passado e o assunto da hora diz respeito às minhas preferências em relação ao presente que você, caro leitor ou leitora, pode me dar em meu natalício.
2010 foi um ano de viagens internacionais para mim. No início do ano, viajei pelo Chile e pela Argentina, conhecendo novos e maravilhosos lugares. Depois, de setembro a outubro, visitei cidades em seis países europeus. Voei alto. Conheci os Andes e os Alpes... Me esbaldei na neve, em Bariloche, passeei por Veneza, Florença, Londres etc... Entre os ditados que mais gosto está um que aprendi num filme antigo, não me lembro qual. Sei que é um ditado de Singapura (ou Cingapura): “O amor é a refeição da vida. Viajar é a sobremesa”.  De fato, viajar, é show de bola. Daí, que o primeiro presente da minha lista é uma passagem de avião para, quem sabe, conhecer as ilhas gregas, ou o Egito. Acho que mereço. Há possibilidades de negociar essa passagem para um outro país aqui na América do Sul mesmo.


Em Bariloche: Bob Pai e Bob Filho

Nos Alpes
Outro presente que me cai bem é um belo quadro. Uma nova obra de arte, para embelezar minha casa. Certa vez, não me lembro quando, num aniversário de uns trinta e poucos anos, o Adir Sodré me visitou e trouxe um quadro lindo de presente. Arte é um presente que sempre me emociona.
Posso pedir um presente que não seja necessariamente de ninguém, ou de qualquer pessoa. Uma sugestão para ver este ou aquele filme... Sou um pouco exigente em relação ao gosto pelo cinema. Alguns dos filmes que me emocionaram muito e que assisti nos últimos dois anos, são “Dead Man”, “Deixa ela Entrar” e os filmes do Wong Kar-Wai. Se você conhece algum filme que acredita que vale por esses, sugira aí, vai...   

 Agora vamos de música. Algum CD ou DVD de um sujeito chamado Django Reinhardt vai me cair como carícia aos ouvidos. Sei que está sendo lançada a “Caixa Preta”, vários CDs que reúnem o conjunto da obra do incrível Itamar Assumpção. Ainda não tenho também o CD lançado recentemente da Teresinha Prada. Qualquer um desses aí tá valendo.

E a literatura, essa danada, rende bons presentes. Uma publicação sobre a qual li há poucos dias, reedita João do Rio, jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro, que viveu em torno da passagem do século XIX para o XX. Outro autor brasileiro (olvidado), do qual, gostaria de ter um livro na minha estante é Campos de Carvalho.


Aniversário em dezembro é furada: Um presente só, quando ganha





Nenhum comentário:

Postar um comentário