segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Confesso que não fui. Ainda. E nem sei se vou assistir algum dos novos filmes em cartaz na cidade, do circuito comercial. Mas nesta terça, além dos já citados na postagem anterior (Red, Senna, Muita calma... e um outro aí), no circuito alternativo do audiovisual cuiabano têm outras opções. E uma muitíssimo especial: "Os Contos de Canterbury", de Pasolini, no Arsenal. Às 19 horas, com entrada franca. Outras opções são os filmes da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que está rolando também no Arsenal: “Eu não quero voltar sozinho” e “Imagem Final”, duas sessões em seguida a partir das 14, e “O ano em que meus pais saíram de férias”, às 16 horas.

 
Contos de Canterbury, no Arsenal, terça

“Contos...” mostra a estética única de um dos mais importantes cineastas italianos, Pier Paolo Pasolini, nascido em Bolonha em 1922 e brutalmente assassinado em 1975. Homossexual assumido, sua morte, até hoje ainda é motivo de controvérsia e a história do artista, naturalmente, daria uma biografia interessante, à altura de seus filmes. Entre eles, algumas pérolas como “Accattone” (61), “Mama Roma” (62), “O Evangelho Segundo São Mateus” (64), “Teorema” (68), “Saló, 120 Dias de Sodoma” (75), só para citar alguns.

“Contos de Canterbury” (71) é inspirado na obra literária de Geoffrey Chaucer, o segundo filme da chamada “Trilogia da Vida” de Pasolini, iniciada com O Decameron (1970) e completada por As mil e uma noites (1974). Sobre Pasolini e este filme nada mais vou dizer, apenas que não interessa qual filme é ou onde está sendo exibido. É necessário assistir, pois se trata de um grande mestre da história do cinema em todos os tempos.
 

O ano em que meus pais saíram de férias

“Eu não quero ficar sozinho”, (2010), curta do brasileiro Daniel Ribeiro, foi premiado no festival aqui de Cuiabá, que terminou há poucos dias. Abre a programação da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece em toda a América do Sul. Na sequência vem o longa argentino “Imagem Final” (2008). A partir das 16, outro título nacional, “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006), de Cao Hamburger, com 110 minutos. Os filmes programados para esta iniciativa da Petrobrás abordam o tema da Mostra de uma forma ou de outra. O evento trabalha a questão da acessibilidade a conteúdos culturais, voltando seu foco também para pessoas com alguns tipos de deficiência. Vale dar uma navegada pelo site http://www.cinedireitoshumanos.org.br para saber mais sobre o lance e conferir toda a programação que prossegue até o dia 18 aqui em Cuiabá. No Arsenal, repito.

E vou encerrando por aqui, mas antes lembro que aos assinantes da Sky uma bela opção para esta noite de segunda é “Abraços Partidos” (2009), de Almodóvar. Uma lágrima que umedece a polpa rubra do tomate. Às 21 horas no Telecine Premium.



Penélope Cruz é show de interpretação em "Abraços Partidos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário