terça-feira, 9 de novembro de 2010


Castelo de Manzanares El Real

Manzanares El Real é uma pequena vila, incrustada nas montanhas e perto de verdes vales. Casinhas, ruazinhas estreitas, castelo, gente tranqüila, os velhos se reúnem pela manhã à sombra das árvores pra jogar conversa fora, coisa de interior. Manzanares El Real fica de ônibus a 40 minutos da agitada Madri. 

Tranquilidade
Manzanares é o nome do rio nas margens do qual Madri foi edificada. Pesquisando na internet sobre a pequena cidade, acho a informação que o local tem mais de seis mil habitantes. O castelo medieval é considerado um dos mais conservados da Espanha.

A montanha ao fundo, espetáculo a parte. As rochas parecem soltas. Imagino o inverno, coberta pela neve.  Ficamos hospedados na casa de dois amigos brasileiros, ambientalistas, conservacionistas: Gali e Alê. Tem diferença sim entre ser um ou outro. O conservacionista é radical ,  defende a proteção de ambientes no seu sentido mais restrito, ou seja,  quanto mais distante, quanto mais longe da ação  humana, melhor. Ficamos horas e horas conversando sobre as áreas protegidas no Brasil e a visão e comportamento do europeu em relação a proteção da biodiversidade. Segundo o conservacionista brasileiro, pra eles bicho é caça, ponto final. O preço que se paga para abater um animal é bem salgado, mas a gente questionou toda essa cultura em torno das relações homem + meio ambiente. Um assunto que precisa mesmo ser invadido e aprofundado. Aproveitei a oportunidade para ficar mais quieto e ouvir as ponderações do trio de biólogos.

Montanhas boas pra se escalar
Nossos amigos curtem as montanhas. Procuram sempre viver ao lado delas. Enquanto estivemos por lá, conhecemos uma pá dessa tribo. Gente do Brasil, que investiu numa viagem solitária, procurando rochas pra escalar. Olha só o nome: Bugio, do Paraná. Duas espanholas, mais do norte, jovens, bonitas, com mãos ásperas, braços fortes e barriga de “tanquinho”. E o vizinho do casal, um instrutor de esqui, também espanhol.  E seus cães, amigos. Gente engraçada e hospitaleira. É chegar e fazer parte.

Com os amigos montanhistas

Com Alê e Gali também conhecemos uma outra cidadela, Miraflores de La Sierra, pertinho de Manzanares. Um passeio por um bosque, cafés e doces e muita conversação. No dia seguinte voltamos a Madri. Marcamos um jantar com Alê, Gali na casa de outros amigos espanhóis, em Madri, onde também queríamos visitar o Museu Reina Sofia, considerado visita obrigatória na capital espanhola.  

O entardecer na pacata Miraflores

Nenhum comentário:

Postar um comentário