domingo, 10 de outubro de 2010

Florença: arte e stress

Em Florença o excesso de arte causa stress. Faz tempo que ouço dizer isso. E o tanto de coisa que tenho visto aqui na Europa e suas respectivas informações como que confirmam no que pode desaguar uma overdose de cultura. Vim prevenido. Acima de tudo, estou de férias e me recuso a esquentar a cabeça ou ter que me esforçar muito – seja esforço físico ou mental, por qualquer que seja o objetivo.

Espetaculares as obras religiosas de Florença 

Detalhe

Cuidado com xixi!!!

O Movimento da arte

Natureza e Arquitetura

No Tyrannus, ser informal, brincar e contagiar-se pela típica preguiça que deve acompanhar um período de férias, não é pecado. Em Roma, mais precisamente no Vaticano, não cheguei a estar com o Papa, mas ele teria  me garantido isso. Pode crer.
Mas, voltemos à Florença. Firenze, como dizem os italianos. Berço do Renascimento, ou Renascença, como queiram. Período de ouro para a história da cultura ocidental, que aconteceu por volta do século XIII. Por esta cidade passaram ou nasceram grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. E Dante Alighiere. Eu e a Fátima, aliás, fomos na casa deste último, mas ele não estava lá. Claro... Faz horas que já se mandou para o andar de cima. Queríamos saber mais de suas histórias. Afinal de contas, saiu de sua Divina Comédia o nome de nossa Beatriz.



Grande Dante
Numa pequenita capela, próxima da casa de Dante, entramos. Lá está sepultada Beatriz. Foi mais um momento de forte emoção na viagem para mim.

Felizes com Dante e Beatriz



Dois Lorenzos Magníficos (kkk)
Médicis
Pousando para ultima obra financiada por Lorenzos





As histórias envolvendo Rafael, Michelangelo e Da Vinci são inúmeras. E a genialidade desses artistas está à disposição dos turistas em Firenze. Mas é impossível falar da prosperidade cultural Fiorentina sem mencionar um nome: Lorenzo de Médicis, talvez o maior mecenas da história da arte mundial. De onde se vê que o nome Lorenzo, realmente, sempre esteve ligado às artes.
Esse, de Médicis, era de uma família de banqueiros, grande apoiadora dos saberes e fazeres culturais. Tratei de tirar uma foto pertinho de uma estátua do xará. Percebi que, segundo o conceito de beleza atual, sou muito mais bonito do que ele. Reparei com atenção numa gigantesca catedral e seu velho palácio. Arquitetura riquíssima, cheia de detalhes.
Foi nesta cidade que nos permitimos uma caricatura. Coisa rápida pra não cansar nossa beleza. Uma moça loira, italiana, provavelmente, italiana. Também nesta cidade recuperei minhas relações com o povo italiano, após a grosseria do garçom em Veneza. Na Osteria de La Bisteca, onde jantamos, travamos conversas descontraídas com o dono do restaurante e sua filha, respectivamente, Piero Luigi e sua filha Milena. Antes, bem mais cedo, fomos a uma lavandeira de auto atendimento e conhecemos também outro casal bom de prosa: Piero e Patrícia. Casais simpáticos e divertidos.

Muito legal no I Due Fratellini

Os próprios


Não é so no Brasil que acontece dessas

Rindo muiiiiiiito
Saiu no The Indenpendent

Shi...

 
Dante tem um rosto anguloso, próprio para um ator teatral. Flagramos uma pomba pousada em sua cabeça. Pombas e pardais infestam todas as cidades por onde passamos. Argh!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário