quarta-feira, 29 de setembro de 2010

London... London...



Paris está chegando e aproveito o tempo dentro do ônibus para colocar o assunto em dia. A viagem de Londres a Paris é de ônibus, com saída antes das oito da madrugada e chegada lá pelas cinco da tarde. Espero me livrar dos problemas com a internet que tive em Londres. Mas, apesar disso, saí com uma impressão maravilhosa de Londres.
A cidade foi fundada no ano 43 d.C. pelos romanos e tem cerca de 12 milhões de habitantes, dos quais, me disseram que dois milhões estão ilegais. Conversando com a Fátima sobre a cidade, tentamos imaginar o número de dias ideal para conhecê-la bem. “É uma cidade para se viver uma vida inteira”, concluímos.
Muita coisa pra se fazer e se ver e habitada por um povo educado. Educadíssimo. Lógico que tudo que aqui registramos também é uma questão de opinião. Mas percebemos uma cidade limpa com gente de todas as partes do mundo, que zela por ela. Eu, como fumante, por exemplo, não tinha a coragem de jogar uma bituca de cigarro no chão, coisa que procuro não fazer em Cuiabá e nem em lugar nenhum.
Não é fácil de se locomover em Londres, mas o metrô, conhecido como ‘underground’ por lá, vai prá todos os lados. São quase trezentas estações e é o mais antigo do mundo. Surgiu em 1857.  E têm ainda os ônibus vermelhos de dois andares, que estão por toda a parte.
São três mil jardins e parques e 150 museus, sendo o Museu de Cera, o tal da Madame Tussout, o mais caro do mundo. Não fomos nele, porque nos pareceu uma opção muito mais saudável, para nosso gosto, a Tate Modern, galeria de arte que arrasou com nossos corações e mentes.
E mais logo posto outros textos ainda sobre Londres. Londres com sua população cosmopolita de altíssimo nível (confira a foto). Uma gente que parece orgulhosa, no bom sentido, de morar nessa cidade que tem o céu cor cinza e a arquitetura antiga contracena harmonicamente com a arquitetura moderna. Uma beleza. Falei do orgulho dos londrinos, gente de todas as partes do mundo, gente que está cheia de méritos por conseguir morar num lugar como este...

Um comentário:

  1. Que delícia!!! Eaí a National Gallery? Vc foi ou não!? Tem um Van Gogh lá, quer dizer mais de um, mas tem um Girassol... e os Turners, vc os viu!?

    abração
    Claudio

    ResponderExcluir